domingo, outubro 21, 2012

Um sábado deleitoso

“Se você vigiar seus pés para profanar o sábado e não fazer o que bem quiser em meu santo dia; se você chamar delícia o sábado e honroso o santo dia do Senhor, e se honrá-lo, deixando de seguir seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e falar futilidades, então você terá no Senhor a sua alegria, e eu farei com que você cavalgue nos altos da terra e se banqueteie com a herança de Jacó, seu pai”. É o Senhor quem fala. Isaías 58:13 e 14 (NVI).

No texto acima é possível perceber que nunca foi propósito divino que o sábado fosse um fim em si mesmo, mas sim um meio pelo qual o homem pudesse conhecer melhor o caráter e os propósitos de seu Criador. O dia de sábado proporciona ao homem a oportunidade de dominar o egoísmo e cultivar o hábito de fazer o que agrada a Deus e o que contribui para o bem-estar dos outros. Se bem compreendido e corretamente observado, o sábado é a chave da felicidade do homem, tanto aqui como no mundo vindouro. A mera formalidade da observância do sábado, pouco se aproveita.

Qualquer atividade que tenha o propósito de proporcionar um conhecimento mais cabal do caráter de Deus, de Suas obras, de Seus caminhos ou de Sua vontade, ou que sirva de conduto por meio do qual o amor divino possa chegar ao coração e à vida de nossos semelhantes, é uma honra para Deus.

 Pois bem, sabendo disso, neste sábado, 20 de outubro, juntamente com um grupo de amigos da Comunidade Nova Esperança, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, aqui de Caxias do Sul, fui praticar solidariedade. Confesso, havia um bom tempo que eu não praticava este tipo atividade. Visitamos um asilo aqui da cidade e, durante as duas horas que lá passamos, compartilhamos boas novas com os moradores daquela casa. Cantamos diversas músicas que enalteceram o poder de Deus e a esperança de vê-lo voltando em breve, assim como refletimos na promessa que Ele fez de nos levar para junto dEle no céu. Além disso, a doação de alimentos não perecíveis, entre outras ações, mostrou que juntos podemos mais...

Foram momentos maravilhosos e emocionantes. Embora idosos, já tendo vivido a melhor fase de suas vidas, a maioria deles ainda conservava um sorriso no rosto. Fiquei comovido ao ver o Seu Pedro dar um show ao traduzir as palavras do Milton, do espanhol para o português. Que lucidez! A despeito dos problemas da vida, sua memória ainda o permite lembrar-se de muitas coisas. As lágrimas por ele derramadas evidenciaram o sentimento de um homem que se sentiu útil e valorizado naquele dia, talvez um dos mais felizes dos últimos anos. Estou certo de que o Senhor foi honrado com a bondosa atitude de cada um que lá esteve. Devo destacar e parabenizar a iniciativa da amiga Regina, que organizou e envolveu a todos nós nesta bela ação. Ah se isso foi fosse feito mais vezes e por mais pessoas em diferentes lugares! Afinal, há uma frase que diz: “se cada pessoa for uma solução o mundo deixará de ser um problema”. Aliás, é nosso dever como cristãos, membros da família de Deus, demonstrar amor e interesse pelo nosso próximo.

Enfim, louvo ao bom Deus por me permitir viver um sábado deleitoso, praticando aquilo que lhE agrada.

Um comentário:

Unknown disse...

Amigo!
Também fiquei mui feliz com esse Sábado, pois foi maravilhoso louvar nosso Deus!
Que continuemos a fazer isso sempre!
Grande abraco!