quinta-feira, agosto 04, 2011

Funcionários da rede adventista de ensino recebem capacitação

Ciclo de capacitação continuada visa a qualificar corpo docente, monitoria, zeladoria e demais departamentos

O Departamento de Educação da Igreja Adventista na região central do Rio Grande do Sul (ACSR) promoveu entre os dias 1 e 2 de agosto no Colégio Adventista Marechal Rondon (Camar), na zona norte de Porto Alegre, um ciclo de capacitação continuada, o qual é destinado à professores, monitores, zeladores, equipe administrativa e demais servidores da instituição.

Entre outros temas, o evento, também conhecido como "Jornada Pedagógica", discutiu métodos de trabalho para os diferentes níveis da educação básica, a resolução de conflitos relacionados à disciplina no ambiente escolar, a preparação para o Enem, e serviu como uma oficina de atualização aos docentes.

Durante as palestras de atualização, parte dos funcionários da rede adventista de ensino na região central do Estado foi dividida em grupos, conforme a temática proposta para cada disciplina ou área do conhecimento.

Nessas oficinas, os pedagogos, monitores de disciplina, zeladores, administradores e demais funcionários da rede receberam treinamento e fomentaram discussões práticas sobre como aplicar os conhecimentos obtidos no encontro em sala de aula.

Educadores preparados - Vários especialistas ministraram palestras no auditório principal do Camar, dentre os quais, destacam-se as professoras Hulda Cyrelli de Souza, licenciada em Letras e especialista em Metodologia de Ensino e em Literaturas de Língua Portuguesa; Lucinete Ferreira, mestre em Educação; Luciana Vargas, especialista em Psicomotricidade Relacional e Luzia Righesso, pedagoga e especialista em Gestão de Processos Educacionais, Práticas Pedagógicas na Educação, Educação Inclusiva e Produção Editorial e Midiática.

Os educadores Fernando Braga, professor no Camar e Mestre em Ciências do Movimento Humano e Mateus Prado, colunista do portal IG e autor do livro "Guia Prático do Enem", também ministraram palestras.

Na segunda-feira, o consultor da infância e juventude Edgar Abrahão Pereira (à esquerda) falou sobre a disciplina escolar no contexto do direito à educação.

Na ocasião, o especialista elogiou a política educacional adventista, a qual, entre outras características, mantém um regimento escolar atualizado e bem definido. "A política deve ser não pecar por falta, mas por excesso. E o excesso, neste caso, é a proteção", argumenta, em alusão aos esforços que uma escola deve fazer no sentido de tentar integrar um aluno ao ambiente escolar em detrimento de sua indisciplina.

Em uma outra oficina, realizada no mesmo dia, a delegada Eliete Matias Rodrigues (direita) incentivou os professores e monitores de disciplina a refletirem a questão da educação de valores no contexto de uma sociedade complexa, além das diferentes responsabilidades da escola e do aluno nesta dinâmica.

Zeladores e auxiliares de serviços gerais também receberam orientações. A atenção, contudo, foi voltada aos perigos que a má postura durante a realização de pequenas tarefas manuais pode causar à coluna e, consequentemente, à saúde. Para isso, o fisioterapeuta Anderson Zukowski deu dicas práticas de como corrigir estes "erros comuns" durante o manuseio de certos utensílios de limpeza.


A exemplo da edição anterior da Jornada Pedagógica, realizada em março deste ano, o  sociólogo Mateus Prado, presidente do Instituto Henfil, uma organização não-governamental voltada à promoção e ao acesso do ensino e da cultura, tratou das competências e habilidades necessárias para a aprovação no Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio.

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