quinta-feira, abril 07, 2011

Noveleiros-objeto

Gostaria de compartilhar algo que tem me chamado a atenção no que diz respeito à influência da mídia. Trabalho no departamento de marketing de uma indústria têxtil, que é top of mind no mercado brasileiro, e por isso sempre recebe material de diversas empresas, para fins de publicidade, etc. Recebi um tempo atrás e resolvi compartilhar agora um catálogo publicitário enviado pelo departamento comercial da Rede Globo, tendo na capa a palavra “Passione”.



A propaganda é muito bem elaborada, sobre a novela III (assim a área comercial da Globo chama a novela das 9h), “Passione”, relatando uma oportunidade para merchandising nessa novela. Merchandising é uma técnica publicitária utilizada para veicular serviços e produtos de maneira indireta, através de inserções (geralmente despercebidas) em programas, novelas e filmes. As agências de publicidade têm o conhecimento desse tipo de manipulação em massa, das novelas ditarem modas, costumes e comportamentos, e assim utilizam o merchandising como ótima ferramenta para os telespectadores assimilarem a propaganda, chegando ao cúmulo de situações e personagens de novelas que têm sido criados tão-somente para inserção da propaganda.



Nenhum comentário: